StatCounter

View My Stats

30/08/07

A TERRA ENVENENADA

http://www.hawaii.gov/health/environmental


A acção do homem sobre a natureza tem-se traduzido por profundas mudanças nos equilíbrios biológicos, ao provocar a diminuição e mesmo a destruição total de um grande número de espécies animais e vegetais e ao mesmo tempo favorecendo e fomentando o aparecimento de outras que se tornaram destruidoras ou parasitas das culturas.

Longe de serem calamidades acidentais, as “epidemias”, e especialmente os insectos parasitas devem, pelo contrário, ser considerados como consequências fundamentais e inevitáveis das práticas agrícolas e das transformações levadas a cabo pelo homem nos habitats naturais. Para restabelecer um certo equilíbrio e controlar estas epidemias e estes insectos danosos, o agrónomo inventou meios de luta artificial a partir do vasto arsenal posto à sua disposição pela ciência química.

A humanidade deve muito, sem sombra de dúvida, aos pesticidas, nomeadamente aos insecticidas. Estas substâncias permitiram obter o controle de perigosos parasitas das culturas e diminuir fortemente os seus danos em todas as latitudes, resultado particularmente importante se se tiver em conta a penúria alimentar de que o mundo sofre. Além disso, permitiram eliminar ou limitar consideravelmente certas doenças endémicas em certos países, como a malária.

O emprego de pesticidas ditos de síntese constitui um nítido progresso na defesa da humanidade e dos seus meios de subsistência e o próprio princípio desta luta manter-se-á sempre válido. Mas o uso destas substâncias deu entretanto lugar a abusos deploráveis. O homem, convencido das vantagens das suas descobertas e da sua técnica, acreditou que podia espalhar em profusão estes produtos na natureza e assim eliminar sem riscos e de maneira definitiva todos os predadores. Trata-se no entanto de venenos violentos, susceptíveis de provocar graves rupturas de equilíbrios ao eliminarem cegamente todos os insectos. De facto, os insecticidas conhecidos actualmente não são selectivos na sua quase totalidade e matam de forma mais ou menos indiscriminada todos os insectos, os úteis e os considerados prejudiciais. Ainda por cima, a sua acção ultrapassa bastante a classe dos insectos pois na sua maioria são também prejudiciais a outros animais, em particular os vertebrados de sangue frio e mesmo os mamíferos e as aves. São igualmente tóxicos para o homem, e se há poucos casos de acidentes mortais, não temos informação precisa sobre a sua acção e os seus efeitos patogénicos a longo prazo.

O maior perigo consiste numa concentração das substâncias tóxicas ao longo das cadeias alimentares. Nem sempre há contacto directo da vítima com o pesticida; este é absorvido por um ser vivo em cujo organismo se concentra sem que se verifiquem alterações notórias em virtude de uma forte resistência específica; em seguida, passa para o corpo de um outro animal, predador do primeiro, que pode desta vez intoxicar se aquele for sensível às doses ingeridas. E assim chega à ingestão pelo próprio homem, causando-lhe obviamente todos os danos para a saúde que um veneno pode causar.

A existência de uma população importante de insectos parasitas das plantas cultivadas é acompanhada necessariamente pela de insectos predadores que contribuem, de forma importante, para a sua limitação e controle. Ora, os tratamentos químicos com produtos ditos de síntese, com efeitos persistentes, têm como consequências matar estes aliados do homem ao mesmo tempo que matam os insectos parasitas.

Desde que são utilizados os insecticidas na luta contra os parasitas das culturas, apercebemo-nos que os insectos se tornam, pouco a pouco, cada vez mais insensíveis aos seus efeitos tóxicos e assim cada vez mais imunes a esses efeitos. Progressivamente estas observações generalizaram-se em todo o mundo, com um número crescente de insectos, alguns dos quais perigosos vectores de graves doenças (como o paludismo, a febre amarela e outras) que, ao mesmo tempo, recrudesceram em quantidade e intensidade.

Foram então utilizados outros insecticidas para se conseguir o controle das epidemias. Mas o que aconteceu foi que a cada utilização de uma nova arma química seguia-se, em muitos casos, uma nova defesa do insecto. Esta invulnerabilidade crescente baseia-se num mecanismo de selecção de mutantes resistentes, pré-existentes e pré-adaptados. Certas estirpes são naturalmente imunizadas contra um produto tóxico determinado e são os respectivos descendentes que, pouco a pouco, substituem a população inicial.

Os animais não são os únicos a sofrer pelo abuso de produtos sintéticos na luta contra os inimigos das culturas. O uso de substâncias químicas qualificadas de herbicidas, destinadas a suprimir um grande número de “ervas daninhas” – termo que designa as plantas parasitas ou competitivas das plantas cultivadas - também é responsável pela destruição de comunidades vegetais e pelo desaparecimento de certas espécies particulares.

Convém portanto tomar rapidamente medidas estritas contra o abuso dos produtos tóxicos utilizados na luta anti-parasitária. E um dos primeiros a preconizar e a desenvolver é sem dúvida a luta biológica, que consiste em destruir os insectos parasitas e prejudiciais para as culturas através da utilização racional dos seus inimigos naturais, entre outras medidas. A chamada agricultura biológica, de que se falará num outro “Periscópio” é já uma realidade e ganha cada vez mais adeptos e mais consistência pelo que representa ao nível da qualidade dos produtos e consequentemente da saúde de todos nós.

Dina La-Salette


início


Sem comentários:

View My Stats