StatCounter

View My Stats

01/04/08

DEUS, ELOHIM E A CIENTOLOGIA

Mário Faria

Igreja da Cientologia


Nasci. Fui baptizado. Fiz a comunhão solene. Recebi o crisma. Casei pela Igreja. Baptizei os meus filhos. Depois de 25 de Abril, na condição de independente e intelectual de esquerda, assumi, primeiro, que era católico não praticante, depois agnóstico e mais tarde ateu. Deitado no leito do hospital, o medo fez-me rever a minha posição e voltei à situação de católico não praticante. Foi, assim, que me apresentei ao capelão quando me foi perguntar se “estava melhorzinho”, e se “era crente”.

Passado o “mau tempo”, voltei a vestir a minha condição de agnóstico, que é uma espécie de abstenção sobre o posicionamento pessoal, relativamente a Deus. Com o fim das ideologias, da luta de classes e um certo vazio que em mim se instalou, quando “normalizei”, resolvi virar-me para as artes, mas não resolvi o meu problema. O tédio, o stress, o comodismo, a inércia e a ameaça de novas maleitas, fez-me compreender que tinha de mudar o meu modo de vida, e que para firmar essa mudança, teria que rever a minha postura e o meu relacionamento com Deus. Como as doutrinas que conhecia não me deixavam grande saída, tratei de procurar um credo mais afim com o meu perfil. A religião que me propunha seguir tinha que ser moderna, ter futuro e ser compatível com as minhas vastas exigências espirituais.

No périplo que fiz à procura de encontrar a religião e o Deus certos, resolvi fazer uma derradeira tentativa junto de uma Igreja convencional, muito pela pressão de um vizinho meu que sofria de dores musculares intensas, de origem desconhecida. Esgotada a via dos fármacos, o homem resolveu aderir à IURD. O acompanhamento espiritual, os retiros, a oração, a fé e algumas massagens duma fisioterapeuta irmã da Igreja, acabou de vez com o seu sofrimento. Contrariado, aceitei o desafio. Ouvi alguns sermões, vi muitos programas da Record, mas conclui que era demasiado dirigido à classe média baixa, logo, pouco recomendável a alguém com o meu estatuto intelectual e social. Além disso, e mais importante, não cumpria nenhum dos pressupostos, que previamente tinha erigido como condições básicas para me tornar um crente sincero. Recusei, dizendo-lhe dramaticamente : “sou um homem sem fé, não vale a pena teimar.”

Não parei. Continuei a busca, de forma cada vez mais obsessiva. Stop. Finalmente, tinha sido “apanhado” pelos eloimitas (Michel Houellebecq : A possibilidade de uma Ilha) que veneravam os Eloim, criaturas extraterrestres responsáveis pela criação da humanidade. Para eles, tudo assentava num erro da transcrição no Génesis : o Criador, Eloim, não devia ser invocado no singular, mas no plural. Os nossos criadores não tinham nada de divino, nem de sobrenatural : eram simplesmente seres materiais, mais avançados do que nós na sua evolução, que haviam sabido dominar as viagens espaciais e a criação da vida. Também haviam vencido o envelhecimento e a morte.

Gostaria sinceramente de pertencer a esta seita religiosa. A ausência de um deus, a oferta da imortalidade e da juventude eram condições irresistíveis. Não podendo decidir sobre assunto tão delicado de forma leviana, levei a cabo uma profunda investigação que apenas confirmou a existência de Elohîm, termo frequentemente citado no antigo Testamento para designar Deus. O resto : da seita e da doutrina não recolhi qualquer confirmação ; dos extraterrestres : ninguém os viu, nem havia sinais. Conclui que os eloimitas eram pura ficção, desse genial maluco (Michel H). Abandonei o projecto, desanimado com a minha ingenuidade.

Começava a desesperar. Precisava, urgentemente, que uma nova espiritualidade religiosa preenchesse este terrível vazio de que não conseguia sair. A ideologia já fora, o trabalho também, e até a política deixou de entrar no meu quotidiano.

Felizmente, descobri a CIENTOLOGIA.


Início

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo, como praticante de cientologia, dou-lhe os meus parabéns por ter a coragem de testemunhar simplesmente o que viu (e não que que leu de alguem que ouviu dizer que ...) É que "integridade é dizer o que vocE viu". Cientologia também me alterou complectamente.

Anónimo disse...

como assim vcs nau crem em deus
alienigenas nau exintem.tudo mentira eles querem é ranca dinheiro dessa pessoas igenuas
cre em Deus so ele te salvar´pa di inferono que essa religiao vai ti levar com certesa!

View My Stats