StatCounter

View My Stats

01/08/08

BUDAPESTE: UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

Mário Faria

Parque das Estátuas (Budapeste)


Fui de visita a Budapeste. Correu tudo muito bem, até à véspera do meu regresso. Aquilo que tinham sido pequenos detalhes sobre a forma como éramos tratados, acabou por desaguar numa mini comédia dramática, naquele dia em que resolvemos visitar o Parque das Estátuas.

Tomámos um táxi junto do hotel. O taxista era simpático e falámos um pouco. O trivial. Comentei que achava caro o nível de vida em Budapeste. Não concordou comigo. Depois deste cordial desacordo, decidimo-nos pelo silêncio.Terminada a viagem – uma pequena corrida duns 3 kms – o taxímetro marcava 4.500 Florints, qualquer coisa como € 19,00, a verba que tinha pago de minha casa ao Aeroporto, para percorrer uns 14 kms. Perguntei-lhe : tão caro ? e o tipo apontou-me para a tarifa e para o taxímetro. Está tudo em ordem, repetiu. Lá paguei, que remédio.

Como já não tinha muita moeda local, resolvi levantar 10.000 Florints. Da máquina saiu apenas uma nota daquela importância. Recolhi o dinheiro e o recibo e quando me preparava para alojar a nota na carteira, uma mão super-rápida tirou-me a nota da mão e perante a minha estupefacção e paralisação momentânea, o homem desapareceu no meio de uma multidão que se juntava numa feira de artesanato, próxima da qual me encontrava. Pior que estragado, lá levantei outra vez 10.000 Florints para pagar a visita a que me propunha.

Esta segunda operação ocorreu normalmente. Como das outras vezes, a máquina pagou-me a quantia pedida com uma única nota. Foi sempre assim, sem excepção. Procurámos o local da saída – o parque das Estátuas fica fora de Buda, aí uns 10 ou 12 quilómetros - encontrámos o autocarro, entrámos, sentamo-nos e passado alguns momentos a menina veio cobrar os bilhetes – 3975 Florints pela entrada e a deslocação. Paguei, deu-me o troco, mas mal virou as costas conclui que se tinha enganado e me tinha dado menos 1.500 Florints. Chamei-a, mostrei o dinheiro que me tinha entregue e anuiu em dar o que faltava. Deu-me una nota de mil e outra de quinhentos, esta rasgada, mas com a fita cola ficava bem disfarçada.

A viagem correu sem incidentes. Lá chegámos ao parque das Estátuas. Um local seco, poeirento e feio, próximo de uma pequena localidade, sem nada que a recomendasse. Muito calor, pouca sombra. Na entrada a escultura da bota que tinha “sobrado” da estátua de Stalini, destruída em plena crise de 1956. À direita um armazém que mais parecia tirado dos campos de concentração e depois o parque onde estavam espalhadas todas as esculturas que tivessem a ver com figuras ou ícones do antigo regime. Tudo espalhado sem critério aparente. Algumas esculturas bem mais interessantes que outras, mas todas identificadoras de um determinado momento histórico. Tudo num ambiente árido, inóspito e pouco cómodo para os visitantes. O ambiente pouco apelativo não ajudava a uma prospecção mais atenta. A literatura sobre as estátuas e esculturas era escassa e pouco legível. Acabada esta visita, fomos averiguar o que se passava no “barracão”. Eram filmes dos trabalhos dos serviços de informação húngara. A Pide lá do sítio. Nenhuma novidade na abordagem e recrutamento de bufas e na espionagem de suspeitos. Os filmes denotavam uma grande ingenuidade e os polícias maus pareciam tomados por uma bonomia muito suspeita. De bom, é que era o único local fresco e pude descansar e até adormecer um pouco. Tratava-se de uma sessão contínua e do que perdi não sinto saudade.

Saído daquele campo de concentração cultural onde os húngaros esconderam os vestígios históricos do passado recente, regressei a Budapeste. Resolvemos tomar o metro para chegar ao hotel, sabendo que tínhamos um “transfer” pelo meio. Comprámos os bilhetes mas a rapariga que cobrava não me aceitou a nota com a fita cola, apesar dos meus protestos e de lhe ter dito que a tinha recebido de troco no Parque das Estátuas. Não me deu os bilhetes enquanto não lhe dei outra nota. Rapariga simpática.

Na entrada da estação vi muita gente de braçadeira, com a palavra inscrita : “control”. Entrei, revisei o bilhete, saí na estação certinha e encaminhei-me para o cais para seguir para o local de destino, quando fui apanhado por uma rapariga doutro “control” que não me deixou entrar, perante a minha estupefacção. Juntou-se a esta mais duas raparigas daquele “control” e uma lá me disse que tinha acabado de praticar uma grave falta e que tinha de ser penalizado por isso. De nada valeram os meus protestos e justificações. Tinha de pagar de multa 18.000 Florints (ou 90€) de imediato ou seria levado à polícia e apenas libertado se pagasse o dobro. A mulher era muito dura e contrastava com a bonomia dos antigos inspectores, que tinha acabado de ver no barracão do Parque das Estátuas. Tentei explicar. Não se comoveu, endureceu o tom, demasiado ameaçador para a falta cometida, e já se preparava para me entregar às autoridades quando a mais boazinha interveio a pôr água na fervura. Acalmamos todos e lá paguei os € 90€. O câmbio que aplicaram, permitiu-lhes um extra de cerca de 20€. Podia ter sido pior. Permitiram-nos tomar o metro e seguir para o hotel.

À noite, para despedida, demos um passeio pelo Danúbio, com direito a jantar e a canções líricas. O jantar : um bufet de plástico intragável. As canções apresentadas tinham bolor e as cantoras, autênticos dinossauros, apresentaram-se com velhos vestidos a cheirar a mofo. Entre uns gritos de bis e de bravos, programados, chegamos a bom porto. Não foi mau. A voltinha correu sem incidentes, sem furos, sem suicídios, sem rapariguinhas ou velhinhas de um qualquer “control” aquático e sem direito a multa.

De regresso a Portugal, e como prémio de despedida, estivemos duas horas no check in, porque a moça não conseguia validar (marcar) a viagem de Lisboa para o Porto. Enfim, uma viagem com um fim inesquecível.


Início

Sem comentários:

View My Stats