StatCounter

View My Stats

01/11/10

OITO NOTAS SOLTAS

Mário Martins
An artist's impression of the planet going around the star Vega, which the Scuba 2 instrument discovered


1.   No meio do ruído provocado pela relação entre um governo esgotado e uma oposição, de direita, sem rumo, e outra, de esquerda, sem projecto, os portugueses descobrem que, em média, não produzem o suficiente para levarem a vida que levam, que o dinheiro a crédito não cai do céu e que a função social do estado está seriamente ameaçada.

2.   A consequência imediata do fantasma de uma intervenção “iminente” do FMI, é que se até agora a crise “apenas” tinha afectado as pessoas lançadas no desemprego ou as que não conseguem emprego, agora vai também afectar as que estão no activo e as reformadas.

3.   Se os actores políticos portugueses da actualidade são, em geral, fracos e a política tem sucessivamente falhado, esta crise mostra, no entanto, a força e as leis independentes do complexo sistema             económico-financeiro em que Portugal está mergulhado.

4.   Esperemos que o enquadramento sindical dos protestos, por um lado, e a economia paralela e a vida informal, por outro, se revelem válvulas de escape suficientes.

5.   Depois da expulsão francesa de ciganos o ataque ideológico alemão ao multiculturalismo. Acesso de pura xenofobia do eixo franco-alemão? É preciso reconhecer, antes disso, o direito razoável à segurança dos países de acolhimento de emigrantes e, do outro lado, o dever de estes, incluindo os naturalizados, respeitarem as leis desses países. Sem prejuízo da importância da tensão do discurso anti-xenófobo para evitar ou limitar os excessos…

6.   Mas o meu espírito, este mês de Outubro, esteve longe, a acompanhar os 33 mineiros soterrados no deserto chileno de Atacama. Foi uma odisseia com um final feliz que mostrou o melhor do género humano (do pior tratam os noticiários todos os dias). E foi também uma espécie de homenagem a esses sacrificados colectores de matérias primas, em risco de vida permanente. Oxalá este acontecimento, que emocionou o mundo, induza a melhoria das condições de segurança nas minas e dos sistemas de salvamento.

7.   No princípio do mês, havia estado ainda mais longe, a 20 anos-luz, na constelação  da  Libra,  com  a  notícia  da  descoberta  do primeiro         exo-planeta  (planeta  a  orbitar   uma     estrela  fora  do   sistema solar) com características semelhantes às da Terra, situado mesmo no meio da zona habitável da estrela. Expliquemos que este - com três ou quatro vezes a massa da Terra, baptizado com o nome Gliese 581 - não é o primeiro exo-planeta “terrestre” a ser descoberto, mas sim o primeiro a orbitar numa zona habitável, quer dizer, a uma distância da estrela que possibilita a existência de água líquida e de atmosfera, condições tidas como basicamente necessárias para a existência de vida, simples ou complexa.

8.   A notícia trata a descoberta no presente, mas estas coisas do espaço muitas vezes não são o que parecem. O que, de facto, os astrónomos agora descobriram é o que existia há 20 anos, o tempo de viagem da luz emitida pela respectiva estrela, condição que abre a possibilidade desconcertante, embora remota, de o exo-planeta já não existir…


 Início

Sem comentários:

View My Stats