StatCounter

View My Stats

01/07/11

PAPINIANO CARLOS

Manuel Joaquim

Papiniano Carlos



Em Janeiro passado, a editora TRINTA POR UMA LINHA apresentou na Cooperativa Árvore, aqui, no Porto, um livro infantil, escrito por Papiniano Carlos e ilustrado por Elsa Lé, com o título “Uma Estrela Viaja na Cidade – Poema Dramático”. É um livro de uma beleza extraordinária que cativa tanto miúdos como graúdos.

Infelizmente, Papiniano Carlos, por razões de saúde, não pôde comparecer. Fiquei triste. Mas tratei logo de saber se era possível visitá-lo para obter uma dedicatória nos livros que comprei para as minhas filhas e, ao mesmo tempo, aproveitar a oportunidade para conversar um pouco e recordar encontros e acontecimentos anteriores. E assim aconteceu há pouco tempo. Foram horas de convívio muito interessante, com a presença da D. Olívia, sua Companheira de longa vida e que conheci há cerca de quarenta anos, por ter sido nessa altura uma referência nas técnicas do parto sem dor, e com a presença de sua filha, Salomé, que qualquer dia também surpreenderá na arte da escrita.

É bom lembrar quem é Papiniano Carlos.

Em 9 de Novembro de 2008, quando fez noventa anos de idade, Papiniano Carlos foi homenageado como Poeta-Cidadão. A homenagem foi organizada pela Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, pelo Ateneu Comercial do Porto, pelo Círculo de Cultura teatral/TEP, pela Cooperativa Árvore, pelo Sector Intelectual do PCP, pela Unicepe, pela URAP e por uma Comissão Promotora constituída por um significativo número de pessoas das mais diversas actividades cívicas e culturais.

Foi editado pela editora “Modo de Ler” um livro para o acontecimento, “PAPINIANO CARLOS – Para o teu aniversário mando-te um cravo vermelho”, ilustrado com a reprodução de dois quadros de Armando Alves, com textos ou poemas dedicados a Papiniano Carlos, de Jorge de Sena, de Luísa Dacosta, de Albano Martins, de António Rebordão Navarro, de Francisco Duarte Mangas, de João Manuel Ribeiro, de João Pedro Mésseder, de José Viale Moutinho, de Nuno Higino, de Vergilio Alberto Vieira, e com três trabalhos muito importantes sobre a obra do homenageado, de José António Gomes (A Obra de Papiniano Carlos: Uma Introdução); de Ana Margarida Ramos (Quatro poemas, muitas leituras, uma vontade irreprimível de mudar o mundo) e de Sara Reis da Silva (A Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos: da «força criadora da natureza» à «alegria invencível de viver e de criar».

O site da Universidade do Porto - Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto, contém muita informação sobre a vida e a obra de Papiniano Carlos.

Muita poesia sua está publicada em Portugal, Espanha, Brasil, França, Argentina, Rússia e gravada em discos de Carmem Dolores (A Menina Gotinha de Água, com a voz de Carmem Dolores ); de Luís Cília; das Canções Heróicas II, de Fernando Lopes Graça; de Luísa Basto; da Antologia da Poesia Portuguesa (Papiniano Carlos por Papiniano Carlos - Discos Orfeu).

No cinema encontra-se o texto do poema A Menina Gotinha de Água no filme a cores com o mesmo nome, realizado por Alfredo Tropa e produzido pela RTP. A personagem do Zangão tem a voz de Papiniano Carlos.

A veia criativa do artista não se esgota na escrita. A sua veia criativa entra no desenho e na pintura, cuja actividade é praticamente desconhecida fora do círculo familiar.

No final da conversa, Papiniano Carlos presenteou-me com a leitura de um poema inédito, escrito em Moscovo, em 30 de Outubro de 1973, dedicado à Juventude, representada simbolicamente por seus netos, Alexandra e Jorge.

É esse Hino à Juventude, inédito, que aqui reproduzo com a devida autorização do autor.



“NOS MEUS OMBROS

para a Alexandra e para o Jorge



Carrego-vos nos ombros

meus netos

meu navio iluminado

milhões e milhões como vós

erguem-se nos meus ombros



Quem ousará descarregar

sua ira seu ódio

contra vossa inocência

vossa proa matinal?

Quem ousará

negar-vos o direito

de viver e procriar

de seres livres e criadores

no país em que nascestes?



Quem ousará

prender-vos com cadeias de ferro

os braços construtores

da grande pátria terrestre

vendar-vos o límpido olhar

de conquistadores celestes?



Convosco meus netos

erguido a toda a altura do meu olhar

caminho sem temor na bruma

que nos cerca ainda

e olho de frente

os super-hitlers do terror

a hidra e as bestas expelidoras

do fogo e da náusea

dos novos infernos

enquanto vós

invencíveis

cresceis

para a paz e para o amor.



Papiniano Carlos

Moscovo, 20.10.1973



3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado,Grande Amigo e meu Admirador pela sua Homenagem.Papiniano Carlos

Helena Isabel disse...

Lindo!!

Anónimo disse...

Caro Manuel Joaquim

Tenho a maior urgência em contactar com o Papiniano Carlos, para um projecto para crianças mas perdi o contacto, falei faz 3 meses por telefone com a D. Olívia. Pode-me ajudar.

Paula Azguime
email: paula.azguime@misomusic.com

View My Stats