StatCounter

View My Stats

01/11/11

UM GRITO CONTRA A BARBÁRIE

 Manuel Joaquim

"Guernica" (Pablo Picasso)



“O que é que você pensa que é um artista? Um imbecil que só tem olhos se é pintor, ouvidos se é músico ou uma lira que ocupa todo o seu coração se é poeta?
Bem ao contrário, é um ser político, constantemente consciente dos acontecimentos trágicos, irritantes ou felizes a que lhes responde de todas as maneiras.
 Não, a pintura não se faz para decorar habitações.”

(Picasso a um jornalista depois da 2ª Guerra Mundial)



Faz hoje, 25 de Outubro de 2011, 130 anos que nasceu Picasso. E faz trinta anos que chegou definitivamente a Espanha, vinda do Museu de Arte Moderna, de Nova York, uma das suas obras mais extraordinárias que é GUERNICA, no cumprimento do desejo do Artista de que voltasse a Espanha quando se restabelecessem as liberdades políticas. 

GUERNICA, pequena povoação vasca, foi terrivelmente bombardeada pelos aviões nazis alemães, em 26 de Abril de 1937, em apoio dos franquistas, que tinham feito em Julho de 1936 um golpe de estado contra o governo republicano,  legitimamente eleito, de   que resultou a Guerra Civil espanhola. 

GUERNICA  foi testemunha da barbárie cometida durante a Guerra Civil e passou a ser um símbolo da luta pelas liberdades democráticas e da luta contra a guerra e em defesa da paz.

Pablo Picasso,  nomeado director do Museu do Prado,  que não chegou a tomar  posse, foi encarregado, pelo governo republicano, em Janeiro de 1937,   de executar uma grande obra para  a Expo de Paris a  realizar em Julho desse ano. 

Perante o bombardeamento da aldeia de GUERNICA, Picasso pinta os primeiros esboços em 1 de Maio de 1937. Em 10 de Maio começa o trabalho definitivo. Em 4 de Junho termina a sua GUERNICA. Em  12 de Julho a obra é exposta na Expo de Paris, ao lado de uma obra em representação da Alemanha nazi.

Em 1939 termina a Guerra Civil espanhola e inicia-se a ditadura franquista. Em 1940 a obra é depositada no MOMA, de Nova York,  com o desejo  manifestado pelo o Artista. Em 8 de Abril de 1973 morre Picasso. Em 20 de Novembro de 1975 morre Franco. Em 15 de Junho de 1977, primeiras eleições livres em Espanha. Em 10 de Setembro de 1981 GUERNICA chega a Espanha. Em Julho de 1992 é instalado no Museu Rainha Sofia, em Madrid. 

Picasso viveu muitos dos conflitos bélicos do século XX, a guerra de Cuba, as  guerras em África, as duas guerras mundiais, a guerra da Coreia. A ansiedade com que viveu os grandes sofrimentos da humanidade está retratada em muitas das  suas  obras. Isso é evidente no tempo que demorou  a execução de GUERNICA. Como é evidente na sua obra Massacre na Coreia, de 1951. 

Será que algum Pintor irá fixar para a posteridade a destruição de cidades inteiras e a morte de milhares de pessoas na mais recente guerra do imperialismo norte americano, inglês e francês,  pela cobiça de importantes jazidas de petróleo da melhor qualidade, de abundantes  quantidades de gás natural e de enormes lagos subterrâneos de água fóssil em pleno deserto, para além do roubo de quantidades colossais de dinheiro depositados em bancos dos países agressores? 


Sem comentários:

View My Stats