StatCounter

View My Stats

01/01/13

ESCREVE-ME UMA CARTA

Alcino Silva

Capogiro Gelato Artisans
 

Escreve, que as tuas cartas, quando as recebo, marcam um dia feliz”(1)


Sabes que sou um viajante da vida no mar das palavras. Navego de porto em porto e de mar em mar. Em todos deixo um pouco de mim e levo comigo um pouco de alguém. Em cada um deles, deixo palavras escritas e outras faladas em noites longas, sussurradas para o sossego dos mares, na amurada de navios construídos de sonhos. De tanta viagem fiquei conhecendo todos os lugares do mundo onde existe um cais onde posso atracar a nau que me leva pelo tempo, e em cada um deles procuro à chegada o lugar onde deixam as cartas para aqueles que chegam de longas e eternas viagens. Repousado o navio na serenidade das águas costeiras, dirijo os passos para esse local onde numa caixa azul aparece inscrito, «cartas para os que chegam de longe à procura de palavras amigas». Abro a pequena porta em madeira e mais do que uma vez espreito os cantos escondidos, mas apenas encontro as cartas que a minha imaginação idealizou, porque todas as outras não existem nesse receptáculo cuja porta se encontra presa entre os meus desejos durante todo o tempo que levo a ler as cartas que o pensamento criou. De seguida, regresso, solto as amarras e retorno ao tempo das marés e da infinitude azulada, e nas noites profundas e tranquilas, acendo as estrelas e volto de novo a escrever outras cartas com as minhas palavras, as minhas estradas, os meus caminhos de montanha. Ao amanhecer solto-as nas asas das aves marinhas em direcção a terra, aos lugares da vida onde as podem ler. E na paragem seguinte, de novo procuro a caixa azul, onde encontro a resposta que o meu pensamento já escreveu. E o tempo passa, os oceanos, chegam e partem, até que esta madrugada escrevo uma renovada carta, mas só para ti, só mesmo para ti a quem aguardo em cada porto e em cada amanhecer em que o dia estende os seus braços luminosos por sobre a terra. Foste sempre testemunha de que não te pedi nada, seria incapaz de o fazer, apenas posso desejar oferecer. Bem, por vezes, o meu pensamento pede-te um sorriso, ou até um abraço, por vezes, um beijo como um gesto de ternura, mas não passam de desejos apenas imaginados como as cartas que encontro nas caixas de madeira azul que existem em cada porto perdido. É verdade que te peço muitas coisas, mas são segredos meus, a ti não posso, nem devo pedir nada, apenas a luz dos teus olhos, porque me apago quando não me olhas. Mas hoje, escrevo uma carta com um pedido. Inspirei-me de coragem para esboçar estas palavras, transformando o desejo em pedido. Prometo que só o faço uma vez, esta em que te escrevo esta carta, não o voltarei a repetir. Prometo e sabes que procurei sempre cumprir as minhas promessas e sei que esta também cumprirei. Assim, aqui estou a escrever-te, para pedir, simplesmente, que me escrevas uma carta. Não é necessário ser hoje, ou amanhã, ou mesmo para a semana. Um dia quando te apetecer ou te lembrares, escreve-me uma carta que possa encontrar nas caixas azuis que existem pelo mundo.

Escreve-me uma carta com palavras, com palavras tuas. Pode ser uma carta cheia apenas de silêncios, mas que tenha frases, pontos finais e parágrafos. Uma carta de silêncios com parágrafos. Desde que seja tua será a mais bela do mundo, mesmo composta de silêncios. Se puderes escreve em cada parágrafo os silêncios que escondes nos teus belos olhos e vejo nas noites de lua cheia. Escreve também os silêncios do pensamento e noutro parágrafo escreve ainda as palavras todas que já disseste para ti, mas não contaste a ninguém. Se puderes, envia-me também as palavras que traduzem a ternura dos teus sentimentos e guardas no interior desse tesouro que escondes na alma e só é possível adivinhar através dos raios luminosos com que banhas o mundo do alto dos faróis marinhos em que transformas a beleza desse olhar que nos ofereces na serenidade dos dias sem data. Escreve-me uma carta. Não precisa de ser hoje ou amanhã. Quando puderes ou fores capaz, mas escreve, escreve uma carta de silêncios traduzidos em palavras que se desdobrem em parágrafos e onde digas tudo que até hoje contaste só para ti. Nas tuas palavras descreve-me os navios que em ti viajam, relata-me as vidas que viveste e os mares que escondes dentro de ti. Já viajei pelos teus olhos imaginados, já naufraguei nos lagos que fizeste nascer nos meus sonhos, já abracei o mundo com a ternura dos teus braços, já inventei montanhas com a carícia dos teus sentimentos, deixa-me agora encantar com as palavras de silêncio que vais pôr na carta que te peço. Quando puderes, escreve-me uma carta de silenciosas e sagradas palavras, cheias de ti, desenhadas com a pena do teu sorriso e contando letra a letra os dias em que somas esperanças nos sonhos que faço nascer na magia infinita dos mistérios que brotam como fogueiras na lava dos teus olhos feiticeiros. Escreve-me uma carta nas tardes mansas do litoral em que sinto o baloiçar das águas do oceano como um abraço teu, desses longos e ternos que só existem num pensamento que inventei nas nuvens e só para mim, para deleite dos meus crepúsculos solitários. Escreve-me uma carta cheia das tuas amáveis e amadas palavras com caravelas, navios, mares, rios de fantasia. Escreve mistérios e noites sem dormir, madrugadas fantásticas e florestas desconhecidas. Envia-me em palavras, os segredos que contas à lua e diz-me ainda como consegues saltar os rios que dilatam de água os mares, e transferes para ti, essa cor esmeralda que navega na fantasia de todos que te olham.

Não te canso mais, mas quando puderes, escreve-me uma carta, de silêncios, muitos e profundos silêncios, mas só para mim. Com letras, palavras e parágrafos, soprados pelo vento do sonho e envia-a sem destino. Um dia, vou encontrá-la quando parar num porto qualquer, num desses lugares do mundo para onde enviam as cartas dos que chegam procurando palavras de silêncio. Quando abrir a caixa azul e encontrar a tua carta, há-de crescer em mim um sorriso e uma nova viagem haverei de levar. Por isso, te peço uma vez mais, quando puderes e te apetecer, escreve-me uma carta.

Escreve-me! Ainda que seja só

Uma palavra, uma palavra apenas,

Suave como o teu nome e casta

Como um perfume casto d’açucenas!(1)


(1) Florbela Espanca

 

Sem comentários:

View My Stats