StatCounter

View My Stats

01/07/13

INVICTUS

Manuel Joaquim

Mandela no pátio da prisão


É impressionante as vezes que ouvimos falar nos jornais, na rádio e na televisão de Nelson Mandela e na iminência da sua morte. Como disse uma das suas filhas, os abutres rondam o acontecimento para obterem o que lhes interessa.


Nada se diz sobre o seu passado de luta, de luta organizada contra o poder dominante e de opressão que aliado ao imperialismo internacionaloprimia os povos da África do Sul através de um regime de aparteid.


Recordo-me de ter participado, muito antes do 25 de Abril de 1974, numa campanha para a libertação de Nelson Mandela, que consistia na venda de um postal com a sua imagem “presa” numas grades de prisão e com palavras a defender a sua liberdade.


Recordo-me de alguns diálogos que tive com colegas de trabalho que na altura abordei. E recordo-me particularmente de uma conversa que tivecom um colega sobre a luta contra o fascismo em Portugal, contra a guerra colonial e do enquadramento na solidariedade internacionalista da campanha para a libertação de Nelson Mandela.


Esse colega, pessoa relativamente bem formada e informada, ficou muito receosa pois considerava que a campanha de solidariedade erauma iniciativa dos comunistas, e que, na sua opinião, era uma forma de agitação pois o regime do aparteid estava muito forte tanto interna como externamente e que Nelson Mandela nunca seria libertado ou se um diao fosse era simplesmente para não morrer na prisão. Por fim, esse colega comprou o postal de solidariedade mas fê-lo desaparecer no caixote do lixo com medo da Pide...


A opinião publicada na época considerava Nelson Mandela um terrorista e por isso estava preso.


Mas a luta política e revolucionária do Povo da África do Sul veio demonstrar que é possível destruir prisões, quebrar grilhetas e construir uma sociedade mais livre e mais fraterna. Nelson Mandela foi um dos líderes dessa luta e hoje é considerado um Pai pelo Povo do seu País.


Em homenagem a Nelson Mandela transcrevo um poema que encontrei e que é, com toda a certeza, uma boa mensagem para quem o ler


Poema que Nelson Mandela lia na prisão

do poeta inglês William Ernest Henley

Invictus

Do avesso desta noite que me encobre,
Preta como a cova, do começo ao fim,
Eu agradeço a quaisquer deuses que existam,
Pela minha alma inconquistável.

Na garra cruel desta circunstância,
Não estremeci, nem gritei em voz alta.
Sob a pancada do acaso,
Minha cabeça está ensanguentada, mas não curvada.

Além deste lugar de ira e lágrimas
Avulta apenas o horror das sombras.
E apesar da ameaça dos anos,
Encontra-me, e me encontrará destemido.

Não importa quão estreito o portal,
Quão carregada de punições a lista,
Sou o mestre do meu destino:
Sou o capitão da minha alma.

 

Sem comentários:

View My Stats