StatCounter

View My Stats

01/08/13

ESTUPIDEZES

António Mesquita




"The Mocking of Christ" (Fra Angelico)

 

 

A propósito de artistas como Fra Angelico, Michel Houellebecq tem esta expressão: "estúpido como um verdadeiro pintor". Não podia estar mais de acordo. E penso até que o desenvolvimento de um tipo de percepção, em qualquer arte que seja, nos torna 'estúpidos' (e visionários, no pior sentido) em relação ao homem comum, o homem cuja especialização, se assim se pode dizer, é 'simplesmente' viver.

Isto não tem nada de novo. Desde sempre se considerou o artista maior como um disfuncional da sociedade. Daí que o seu papel de profeta e de 'marcador' da mudança, ao mesmo tempo que, segundo a expressão de Proust, nos vai colocando no nariz os óculos com que melhor veremos o presente em mutação e nos poupará ao 'choque do futuro'.

A 'estupidez' é, assim, grandemente incompreendida. Os 'inteligentes' numa espécie de habilidade não conseguem evitar um ar de sobrançaria em relação, como se diz nas empresas, aos que 'resistem à mudança', apenas para, dentro de pouquíssimo tempo, serem eles próprios os 'estúpidos' de miúdos mais hábeis numa técnica qualquer.

É por isso que a 'estupidez' é o novo 'sal da terra'. Precisamos de homens que não caiam de joelhos perante uma nova especialização. É preciso entender que, por exemplo, o melhor médico não é o que sabe 'tudo' duma doença, mas o que não confia no que sabe do homem todo, que é o essencial.

O consumidor de arte moderno (sobretudo o turista) só não tem a reacção do público contemporâneo das 'picassadas', porque, entretanto, essas mesmas 'picassadas' ganharam a maior das consagrações aos olhos dos bons burgueses: a do dinheiro. De então em diante, tornaram-se mais prudentes e preferem dizer que não percebem nada de pintura.

Um pouco o que se passava na política nacional, em que a maioria do povo dizia que não entendia de política. Até os 'artistas' darem cabo do respeito que deviam e se deviam, e agora se poder dizer, sem aspas, que a política é estúpida.

 

Sem comentários:

View My Stats