StatCounter

View My Stats

01/12/14

SE VOSSA EXCELÊNCIA...

Adriano Correia de Oliveira


No fim da década de setenta, o então presidente da República, Ramalho Eanes, visitou uma empresa do interior do Distrito do Porto, e na sua recepção, um Delegado Sindical, leu um texto onde dizia, «Se Vossa Excelência, Senhor Presidente, viesse cá mais vezes...». Adriano Correia de Oliveira, musicou e cantou esse discurso, numa canção exactamente com esse título, «Se Vossa Excelência». Trinta e cinco anos depois, decidi também escrever, mas a Deus.

Se Vossa Excelência Senhor Deus, pudesse vir à Terra mais vezes. Se um dia chegasse de surpresa, iria ver onde é a mesa de muitos milhões de seres humanos a quem negam os mais elementares direitos. Iria ver como essas pessoas comem, como essa gente vive.

Se Vossa Excelência Senhor Deus, pudesse vir à Terra mais vezes e visitasse aqueles que vivem para além dos discursos, das recepções, das palavras tão galantes dos que o costumam receber, essa gente, tão boazinha e sorridente, iria ver, como tratam os mais simples, os mais abnegados, os que trabalham e criam riqueza, iria ver, como essa podridão humana, que se aperalta para receber Vossa Excelência Senhor Deus, fala para os outros que subjuga e explora.
Se Vossa Excelência Senhor Deus, pudesse vir mais vezes, e viesse sem a comitiva que na Terra O acompanha, então veria o que é vida dos que trabalham, como são despedidos, ameaçados e ofendidos, por defenderem o pão para as suas bocas e dos seus filhos.

Se Vossa Excelência Senhor Deus, pudesse vir à Terra mais vezes, se um dia pudesse chegar aqui sem aviso, então faria um bom juízo, do que e como vivemos, dos padecimentos que sofremos, iria ver como são roubados todos aqueles que diariamente são explorados, pois quem aqui manda faz tudo o que quer.

Se Vossa Excelência Senhor Deus, vier à Terra mais vezes e se numa das próximas visitas puder afastar-se um pouco dos que adulam quando chega, talvez consiga ouvir o grito das mães africanas diariamente sobrevoando o Mediterrâneo nesse pranto eterno pelos filhos que aos milhares morrem na procura de trabalho que permita dignificar a vida.

Se Vossa Excelência Senhor Deus, vier à Terra mais vezes, deixamos o pedido para que a mão pesada que varreu os vendilhões do Tempo, volte a cair justiceira, sobre os donos do mundo, os donos dos offshores, os senhores disto tudo, essa vadiagem do dinheiro que flagela os crentes e os não crentes com a violência desmedida do poder.

Se Vossa Excelência Senhor Deus, pudesse vir mais vezes...

Afonso Anes Penedo


Sem comentários:

View My Stats