StatCounter

View My Stats

01/02/15

DE OSLO A PARIS

Mário Martins

https://www.google.pt




A matança de Paris trouxe-me à memória o ainda fresco massacre de Oslo e Utoya. Foi há pouco mais de três anos que um cidadão norueguês matou 77 concidadãos, a maior parte jovens, membros ou simpatizantes do Partido Trabalhista, no poder, por, alegadamente, não protegerem o seu grupo étnico nórdico, fomentarem o multiculturalismo e permitirem o avanço islâmico. O autor do massacre (que respondeu ao tribunal que voltaria a cometer o mesmo acto e já foi condenado, na prática, talvez a prisão perpétua) é descrito como fundamentalista cristão, ultradireitista e partidário do estado sionista de Israel. Era empresário e terá crescido na parte rica e burguesa de Oslo.

A lembrança deste acontecimento trágico coloca mais em perspectiva os ataques de Paris. Não é preciso viver em guetos sociais para se abraçar ideologias radicais. E tanto se mata em nome de Maomé como em nome de Jesus. Do que se trata aqui é de uma união de contrários, que se manifesta quer no modo superior como olham os outros grupos étnicos, culturais ou religiosos, quer na imposição aos outros das suas ideias ou projectos políticos, quer no desrespeito paradoxal pela vida humana em nome de princípios considerados divinos.

Li há dias a opinião de um alemão que esteve preso num campo de concentração, segundo a qual “muito poucas pessoas foram verdadeiras nazis, mas muitas gostaram do regresso do orgulho alemão e muitas mais estavam demasiado ocupadas para se importarem com isso. Assim, a maioria limitou-se a ficar sentada e a deixar tudo acontecer”. É, por isso que, neste tempo de fanatismo, é preciso continuar o espírito das admiráveis manifestações populares francesas de 11 de Janeiro, de defesa das liberdades públicas, nomeadamente a de expressão e a religiosa, da laicidade do estado, da resolução legal dos conflitos, e da igualdade essencial das pessoas, para lá das diferenças raciais, étnicas, sexuais, religiosas, culturais ou sociais.

Sem comentários:

View My Stats