StatCounter

View My Stats

01/11/15

YOGA PARA NERVOSOS

Manuel Joaquim




Perante a perspectiva de formação de um governo alternativo ao governo do PSD/CDS, os comentadores de todos os órgãos de comunicação, particularmente os dos canais televisivos, que entram a qualquer momento nas nossas casas, têm tomado posições de facção, defendendo posições sem nexo com os resultados eleitorais e com as regras  estabelecidas na Constituição da República, com o objectivo de intoxicar a opinião pública, afirmando com tom ameaçador que tudo o que virá será ruim para o pais. Falsificam descaradamente e sem vergonha as posições políticas dos partidos que estão a negociar um novo governo, lançam mentiras para perturbar e criar dúvidas nas pessoas. 

Alguns, sem pejo, falam, em programas televisivos,  em guerra civil e em cavacocídio, outros defendem revisões constitucionais fulminantes para entregar o governo de acordo com as suas conveniências, atribuindo bónus de deputados para transformar maiorias relativas em maiorias absolutas.   

Com estes comportamentos insultuosos, esta gente  também está a revelar uma desgraçada insatisfação perante um futuro incerto para as suas actividades  de “voz do dono”. Há muito nervosismo. Muita gente vai adoecer. 

Sócrates, o grego, dizia “todo o bem e mal, quer no corpo ou na natureza humana origina-se na alma e daí extravasa… Portanto, para curar o corpo, deve-se começar curando a alma”.

Milhares de anos antes, o poema épico da India – Mahabharata – considerava que “existem duas espécies de doenças – física e mental. Uma se origina da outra. A existência de uma não é percebida sem a outra. As perturbações mentais originam-se das físicas e, de igual maneira, as perturbações físicas originam-se das mentais”.

O Yoga tem origem em correntes filosóficas desse tempo. Hoje está divulgado por todo o lado. Há cada vez mais pessoas a praticar  Yoga e chega já às escolas e infantários.

José Hermógenes de Andrade, brasileiro, grande divulgador do Yoga, publicou uma obra muito importante, nos anos sessenta do século passado, “YOGA PARA NERVOSOS”.

Por isso, aconselho esses jornalistas, esses analistas políticos, esses comentadores e aos políticos e seus afilhados que estão na eminência de caírem que comecem a praticar Yoga, pois é um eficiente tratamento natural sem drogas e sem efeitos colaterais lesivos.


1 comentário:

Fáfá disse...

Ó Manel, pensei que o Yoga para nervosos era para mim....«
Ainda bem que é para os reaças.
Um abraço

Fátima Silva

View My Stats