StatCounter

View My Stats

01/05/16

QUAL É A DIFERENÇA?

António Mesquita
(John Dewey)



"Dewey apresenta a tese ('The Public and its Problems') segundo a qual no centro da política não estariam as acções, mas sim as consequências das mesmas."


("A Sociedade de Risco Mundial")
Ulrich Beck)

Segue-se que todos os debates políticos, todos os comentários televisivos que possam vir a influenciar as decisões dos governos, as próprias decisões, a todos os os níveis do governo e do estado, não seriam senão as antecâmaras da política, porque só os efeitos reais de tudo isso estaria no seu centro.

Tendo em conta que ninguém, nem nenhuma organização ou instituto científico dedicado ao futuro têm a capacidade de prever todas as consequências das nossas acções (e menos provavelmente ainda as acções dos políticos), a verdadeira política seria sempre 'correctiva'. Os nossos erros seriam o seu real objecto.

Mas se a política exige um 'novo começo' (Arendt), terá sempre de ser esse acto necessariamente um erro a corrigir mais tarde, na verdade, devendo ser desde o princípio, e ao fim de contas, mais do que um começo, uma correcção que não se conhece como tal?

Esta assunção de que só as consequências das nossas acções estão no âmago da política, esquece talvez que no mundo político dificilmente saberíamos distinguir uma situação da outra, porque a ilusão e a auto-ilusão é parte inseparável da política.


Sem comentários:

View My Stats