StatCounter

View My Stats

01/12/17

CONCERTO DE NATAL

Manuel Joaquim

Órgão de Tubos da Igreja da Lapa, no Porto, comemora 20 anos


A situação internacional continua muito tensa, a miséria, a fome, a doença, vai-se alastrando, povos inteiros são escorraçados das suas terras, quase sempre cobiçadas pelas suas riquezas, mas, o mês de Dezembro, que agora começa, para quase todas as pessoas, é um período de harmonia, de paz, de fraternidade. É o mês do Natal, que é festejado em muitos lugares com concertos musicais, realizados por coros e orquestras. 

A cidade do Porto tem o privilégio de registar a realização de muitos concertos durante todo o ano mas, na quadra natalícia, a Igreja da Lapa realiza concertos de classe mundial, não só pelos programas mas também pelos músicos e cantores, quase sempre jovens portugueses.  

No próximo dia 14 vai realizar-se o Concerto de Natal, pelas 21H30, com um programa de alto nível, com musica de Handel; Bach; Mendelssohn-Bartholdy; Canção Tradicional de Natal e Adeste fideles, este atribuído a D. João IV, ambas com arranjos de David Willcocks. É uma oportunidade para ouvir Sara Braga Simões, Ângela Alves, Ana Calheiros, André Lacerda, Job Tomé, o Coro da Escola Superior de Educação, o Coro Polifónico da Lapa, Orquestra Sine Nomine, com a direcção geral de Filipe Veríssimo. É uma oportunidade para ouvir o Grande Órgão de Tubos da Igreja da Lapa, que já fez 22 anos, pesa 32 toneladas, tem 15 metros de altura, 10,5 metros de largura e cinco metros de profundidade, e tem uma história interessante, desde o nascimento da ideia de o obter até à sua inauguração, que foi um grande acontecimento na cidade.

O livrinho que conta a sua história, na abertura, tem a seguinte frase:

“O HOMEM TEM NECESSIDADE DA CULTURA E DA ARTE, COMO DE PÃO PARA A BOCA”




Sem comentários:

View My Stats